quinta-feira, 15 de julho de 2010

Centro Educacional Municipal Nataniel Souza Silveira
Série: _________________________________________________________________
Aluno: ________________________________________________________________
Turno: ________________________________________________________________

Atividade Avaliativa de História
“Não há nada mais relevante
para a vida social que a formação
do sentimento de justiça.”
Rui Barbosa
Enforcado porque era pobre

Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, tinha tudo para ser contestador: era pobre, inteligente e se sentia injustiçado. Deu duro na vida: guiou mulas, pesquisou novas áreas de garimpo, trabalhou com enxada na terra. Cheio de imaginação, projetou um sistema de canalização de água para o Rio de Janeiro. Mas o projeto não foi aprovado pelo governo.
Militar, Tiradentes não tinha padrinho. Por isso não era promovido. Nunca passou de alferes (posto abaixo de tenente) nem viajou para a Europa. Mas conseguiu aprender francês para ler os enciclopedistas. Também gostava de ler e reler a Declaração de Independência dos Estados Unidos.
Tiradentes não foi o líder da Inconfidência. Mas era ele que tinha contato com o povo e fazia a propaganda do movimento. Preso, comportou-se com grande dignidade. Como era o único que não possuía fortuna nem cargo importante, foi também o único a ser executado. Seu enforcamento aconteceu no Rio de Janeiro, em 1972.

Baseando no texto acima, responda as questões abaixo:

a) Cite os fatores que levaram Tiradentes a ser condenado:
____________________________________________________________________________________________________________________________________________

b) Quais as funções que ele desempenhava?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________

c) Qual o principal motivo, que impedia Tiradentes de ser promovido?
______________________________________________________________________

d) Relate o porquê de sua condenação:
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

e) O que ele gostava de fazer?
_____________________________________________________________________

Marque as alternativas corretas:

a) A diminuição da extração de ouro da colônia provocou:
( ) Acúmulo de dívidas com a metrópole
( ) Contentamento na coroa portuguesa
( ) N.D.A



b) A influência dos ideais iluministas contribuiu para que houvesse a:
( ) Derrama
( ) Conjuração Baiana
( ) Inconfidência Mineira

c) Com a dificuldade financeira de Portugal vários fatores aconteceram entre os quais:
( ) Aumento dos impostos na colônia
( ) Surgimento de taxas
( ) N.D.A

d) A Conjuração Baiana teve uma grande participação da classe média, entre os quais fizeram partes:
( ) D. Pedro I
( ) Médicos, advogados, alfaiates
( ) Pequenos comerciantes e farmacêuticos

e) Os ideais desses movimentos “Inconfidência Mineira e Conjuração Baiana foi em busca de:
( ) Livrar-se de Portugal para que não houvesse mais miséria
( ) Propostas políticas democráticas
( ) Conquistar a Independência

De acordo com o assunto estudado, faça uma reflexão crítica dos tópicos abaixo.

a) O governo português considerava Tiradentes um terrível bandido que merecia ser condenado à morte e executado. Os brasileiros acreditam que Tiradentes sofreu por causa do injusto e opressor Estado português.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

b) Hoje em dia, existem pessoas que desejam estabelecer a pena de morte para punir criminosos comuns. Será que o Estado brasileiro atual pode ser considerado totalmente justo e capaz de aplicar uma pena tão rigorosa?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

c) Faça um paralelo entre a corrupção dos governantes portugueses daquela época com os atuais.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

d) Ele deveria ser enforcado para dar um exemplo para a “ralé”.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________



Sucesso e Boa Sorte !

Nenhum comentário:

Postar um comentário